O Barcelona SC receberá nesta quarta-feira em Guayaquil o poderoso Palmeiras, em partida válida pela chave equilibrada do Grupo C da Copa Libertadores de 2023. Os dois times buscam fazer a diferença na série e assumir a liderança do grupo. Ambas as equipes têm 3 pontos, assim como o Bolívar e o Cerro Porteño, que também se enfrentarão na quarta-feira em Assunção, pela terceira rodada.
O Palmeiras, tricampeão do torneio (1999, 2020 e 2021) e atual campeão da Recopa Sul-Americana, já está no Equador para o próximo desafio da Libertadores. O meio-campista Raphael Veiga faz parte do elenco que chegou a Guayaquil na segunda-feira para o duelo, que acontecerá às 19h30 locais de quarta-feira (00h30 GMT de quinta-feira) no Estádio Monumental.
Confronto difícil e virada necessária
“Será um jogo difícil. Temos que estar preparados para tudo, para virar essa chave”, afirmou Veiga, que depois de três semanas afastado por lesão, marcou um gol na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Corinthians no sábado, em um dos clássicos de maior rivalidade no Brasil. O jogador destacou que o time precisa concentrar todas as suas energias no que está ao seu alcance e que "estaremos o mais preparados possível para que na quarta-feira possamos continuar vencendo”.
O Barcelona SC, por outro lado, venceu o Bolívar por 2 a 1 há duas semanas - líder do grupo por saldo de gols - e cedeu terreno no campeonato equatoriano ao empatar em 2 a 2 com o Técnico Universitario no sábado, caindo do segundo para o terceiro lugar. A equipe conseguiu o empate com um gol de Agustín Rodríguez aos 90+7 minutos.
Destaque para Fernando Gaibor
O técnico do Barcelona SC, Fabián Bustos, ressaltou que sua equipe merecia a vitória, pois dominou o jogo. Ele conta com o meio-campista equatoriano Fernando Gaibor como um dos principais jogadores de seu elenco. "Fernando tem mais hierarquia que os outros garotos que jogaram naquela posição (…) Ele nos dá um salto de qualidade", destacou.
A partida será arbitrada pelos colombianos Andrés Rojas (árbitro principal), Sebastián Vela e Jhon Gallego.
Possíveis escalações
Barcelona: Javier Burrai; Pedro Velasco, Carlos Rodríguez, Lucas Sosa, Mario Pineida; Christian Ortiz, Fernando Gaibor, Leonai Souza Almeida, Janner Corozo; Damián Díaz e Francisco Fydriszewski. Técnico: Fabián Bustos.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Vanderlan Barbosa da Silva; Artur Guimaraes, Zé Rafael, José Manuel López, Gabriel Menino, Dudu; Jhonatan dos Santos Rosa.
Pressão para ambos os lados
O confronto entre Barcelona SC e Palmeiras pode ser considerado um divisor de águas nesta fase de grupos da Copa Libertadores. As duas equipes sabem da importância de conquistar uma vitória nesta partida, já que um resultado positivo colocaria o vencedor em uma posição confortável na disputa pela liderança do grupo. Com o Bolívar e o Cerro Porteño também empatados em pontos, a luta para avançar às oitavas de final se torna ainda mais acirrada.
O peso da tradição
O Palmeiras, com sua tradição no torneio e atual campeão da Recopa Sul-Americana, chega como favorito ao confronto. Entretanto, o Barcelona SC, equipe mais popular do Equador e finalista da Libertadores em 1990 e 1998, também tem tradição no torneio e buscará surpreender o time brasileiro, contando com o apoio de sua torcida no Estádio Monumental.
O desafio do calendário apertado
Outro fator a ser considerado é o desgaste físico e emocional causado pelo calendário apertado. Ambas as equipes vêm de partidas disputadas em seus campeonatos nacionais e terão que lidar com o cansaço e eventuais desfalques para o jogo decisivo desta quarta-feira. O sucesso na partida dependerá, em grande parte, da capacidade dos treinadores em administrar a condição física de seus atletas e realizar ajustes táticos que possam surpreender o adversário.
Fator casa e experiência
O fator casa pode ser determinante para o Barcelona SC, que buscará aproveitar o apoio da torcida e a pressão exercida sobre o adversário em seus domínios. No entanto, o Palmeiras conta com a experiência de seus jogadores e comissão técnica, que já venceram o torneio em outras ocasiões e sabem como lidar com momentos decisivos como este.
Em resumo, a partida entre Barcelona SC e Palmeiras promete ser emocionante, com duas equipes tradicionais em busca da liderança do Grupo C da Copa Libertadores. Com o equilíbrio entre os times e a pressão envolvida, o confronto desta quarta-feira tem tudo para se tornar um verdadeiro espetáculo para os amantes do futebol sul-americano.
Fonte: EL UNIVERSO