Neste domingo, o Arsenal visitou o Bournemouth em duelo válido pela rodada de número 13 do Campeonato Inglês. No Vitality Stadium, o time londrino foi superior e confirmou o favoritismo, vencendo por 2 a 1. Lerma (contra) e Aubameyang fizeram os gols, enquanto King diminuiu para os donos da casa.
Com o resultado, os Gunners chegam a 27 pontos ganhos e mantêm a quinta posição da tabela, no momento ocupando a vaga de classificação para a Liga Europa. Os anfitriões, por outro lado, perdem a chance de encostar nos próprios rivais, permanecendo com 20 pontos somados, na oitava colocação.
Na próxima rodada, os comandados de Unai Emery voltam a atuar em casa, recebendo o Tottenham em confronto duríssimo no Emirates Stadium. O Bournemouth também terá um adversário indesejado pela frente, enfrentando o líder Manchester City, fora de casa, no Etihad Stadium.
Arsenal sai na frente, mas vacila antes do intervalo
O duelo começou equilibrado, com a posse de bola alternando entre as duas equipes. O Arsenal mostrava mais eficiência ofensiva e por pouco não abriu o placar logo aos oito minutos. Torreira roubou a bola na intermediária, carregou pelo meio e soltou a perna direita, carimbando a trave esquerda do time da casa.
Aos 22, Mkhitaryan cobrou escanteio da esquerda, a bola atravessou a área do Bournemouth e sobrou com Aubameyang. O atacante matou no peito e emendou a finalização com o peito do pé direito, mas acabou exagerando um pouco na força e mandou por cima do travessão.
Os Gunners jogavam melhor e colheram os frutos aos 30. Em jogada pela esquerda, Iwobi serviu Kolasinac no fundo. O bósnio cruzou para trás, e, antes que a bola chegasse a algum companheiro, Lerma tentou interceptar e acabou mandando contra o próprio gol. Um verdadeiro golaço contra, que abriu o placar para os visitantes.
Quando tudo indicava que o Arsenal iria aos vestiários com a vitória parcial garantida, porém, veio o empate. E em grande estilo, nos acréscimos do primeiro tempo. Após contra-ataque rápido, Brooks recebeu pelo meio e rolou na medida para King na direita. O camisa 17 chegou batendo com a chapa do pé esquerdo e colocou a redonda no ângulo de Leno, que até encostou nela, mas não conseguiu evitar o gol.
Aubameyang dá a vitória para os Gunners
Na etapa final, o Arsenal continuou comandando as ações do jogo, pressionando ainda mais o time da casa. Totalmente recuado, o Bournemouth se defendia a todo custo, buscando os contra-ataques para virar o jogo.
Os Gunners tocavam a bola com calma, tentando penetrar na defesa adversária, mas pecavam no último passe. Quando acertaram, a bola entrou. Com 21 rodados, Iwobi recebeu no meio e viu a corrida de Kolasinac pela esquerda, nas costas da zaga. O nigeriano enfiou uma bola perfeita para o bósnio, que cruzou rasteiro e deu o gol de presente para Aubameyang.
E o terceiro gol poderia ter saído dois minutos depois, não fosse pela indecisão de Mkhitaryan. Após contra-golpe veloz, Aubameyang serviu o armênio, que saiu na cara do gol. No entanto, sem saber se chutava ou tocava, acabou não fazendo nenhum dos dois e se complicou com a bola.
O Bournemotuh fez o que pôde na busca pelo empate, que quase saiu aos 44 minutos. Após escanteio pela esquerda, a bola desviou duas vezes no meio do caminho e só não morreu no ângulo porque o goleiro Leno estava atento chegou a tempo de espalmar, sacramentando o triunfo dos visitantes.